
O Advogado Eduardo Pimenta, Especialista em Direitos Intelectuais pela FGV do Rio de Janeiro coloca em debate um dos temais mais polêmicos da atualidade: os direitos autorais, no domingo 02, às 14 horas, durante a Feira Brasileira de Eventos.
No site do Ministério da Cultura há informações sobre a questão, pois foi realizada uma consulta pública em 2010 para modernização da lei dos Direitos Autorais no Brasil. Informe-se sobre o tema e tire as suas dúvidas durante a Feira Brasileira de Eventos.

O que protegem?
Os Direitos Autorais somente protegem as obras literárias, artísticas e científicas, é regulado pela Lei nº 9.610/98 e tem sua política a cargo da Diretoria de Direitos Intelectuais, estrutura da Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (MinC). O registro da obra depende da natureza dela e não é obrigatório, uma vez que a obra está protegida desde a sua criação. Entre os beneficiados pelos direitos autorais, estão os compositores, músicos, escritores, tradutores, cineastas, arquitetos, escultores, pintores etc. Já outros tipos de obras e invenções, como programas de computador, por exemplo, embora estejam sob a proteção do Direito Autoral, são regulados pela Lei nº 9.609/98 e sua política está a cargo do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). O registro deve ser feito no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).
Importância
Os Direitos Autorais estão sempre presentes no cotidiano de cada um de nós, pois eles regem as relações de criação, produção, distribuição, consumo e fruição dos bens culturais. Entramos em contato com obras protegidas pelos Direitos Autorais quando lemos jornais, revistas ou um livro, quando assistimos a filmes, ou simplesmente quando acessamos a internet. Os Direitos Autorais integram as políticas públicas voltadas para a economia da cultura dos países modernos, sendo fundamentais para assegurar sua soberania e desenvolvimento.
Clique aqui para ver a lista de entidades de Gestão Coletiva e Associações Autorais por área de atuação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário